Reforma da CCB - Ricardo Adam
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NA CCB A MULHER NÃO PODE USAR CALÇA COMPRIDA

Ir para baixo

NA CCB A MULHER NÃO PODE USAR CALÇA COMPRIDA Empty NA CCB A MULHER NÃO PODE USAR CALÇA COMPRIDA

Mensagem  reformaccb Ter Fev 23, 2010 9:11 pm

É comum na CCB se ouvir dizer que a “doutrina” proíbe a mulher de usar calça comprida.


Dizem que é pecado, porque é roupa de homem, e a Bíblia proíbe mulher usar roupa de homem e vice-versa.


Vejamos o texto bíblico no qual se baseiam:


“Não haverá trajo de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher: porque, qualquer que faz isto abominação é ao Senhor teu Deus.” – Deuteronômio 22:5


Pois bem, baseados neste versículo isolado a CCB proíbe as mulheres de usarem calça comprida.


Mas analisando essa passagem das Escrituras à luz da Hermenêutica Bíblica (ciência da interpretação do texto bíblico), será que esse texto é normativo para a Igreja do Novo Testamento e para todas as nações em todos em tempos?


Ou será que isso era apenas um uso e costume local e temporal, que poderia ser suprimido ou mesmo alterado, conforme o contexto cultural de cada povo ou etnia espalhado pelos 4 cantos da Terra?


A CCB diz que é normativo para sempre, pois Deus não muda; mas será que esse era realmente o propósito de Deus ao inspirar Moisés a redigir esse mandamento na Lei de Deus, que fazia parte do Antigo Testamento?


Muita polêmica e confusão existe em torno desse assunto, e é para dirimir dúvidas e controvérsias que nos propomos a analisar essa questão que há muitas décadas vem causando tanta divisão no meio do Povo de Deus.


Uma das regras básicas da hermenêutica bíblica é: - Todo texto fora do contexto é pretexto para heresia.


Vejamos a conclusão de um pesquisador cristão sobre esse assunto:

“Há calça-comprida feita exclusivamente para mulher. Ou seja, é calça de mulher, feita para mulher, logo não é "traje de homem". Pode haver semelhança, como camisas que são semelhantes. Notamos que esta passagem de Deuteronômio 22:5 faz alusão aos que queriam usar as roupas do sexo oposto, talvez numa intenção de homossexualismo. Leia o que diz: "Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher..." Portanto, eles sabiam qual era a roupa de homem, e qual era a roupa de mulher! O que poucos pregam é que esta é uma lei do Velho Testamento, da mesma forma que a lei ordenava apedrejar mulheres pegas em flagrante de adultério, como está no evangelho de João capítulo 8:

"Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?" (João 8:5)

Veja que Moisés havia ordenado. E realmente está no livro de Levítico 20:10. Mas estava aonde? Na lei!!!! Os livros de Gênesis a Deuteronômio fazem parte do pentateuco, os livros da lei. Isso significa que devemos abolir o velho testamento? Claro que não, pois no Novo Testamento, que significa Novo Pacto, Nova Aliança, se esclarece o que estava no Velho Testamento, como é o caso de João 8.

"Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra".

Jesus chama de "acusadores" os que queriam apedrejar a mulher adúltera. Atualmente muitos vivem apedrejando o seu próximo, condenando por aparências, doutrinas de homens. Veja que advertência faz o nosso Mestre! Jesus não condenou aquela mulher que estava em adultério, pega no flagrante. O Senhor a avisou para não pecar mais, claro. Mas não a condenou! E hoje muitos querem condenar um irmão apenas por aparências. Misericórdia!!!

Do que adianta a mulher usar a saia, e usá-la justa demais ou curta? Não está a pessoa se vestindo pior do que a que usa uma calça-comprida decente?! Será que esta "doutrina" prevalece em todos os lugares do mundo? Então vejamos: Em Moscou, capital da antiga União Soviética, a temperatura chega a -40 Graus abaixo de zero. Isso mesmo. Um frio tão grande que muitas pessoas morrem somente de frio. Será que alguma "irmã" usaria a saia em Moscou?

Se a calça-comprida é "traje de homem" seria inaceitável usá-la por debaixo da saia, devido ao frio. Ou vestiria o "pecado" por causa do frio? A palavra santificação significa separação. A pessoa que se santifica, ela se separa do mundo e suas práticas pecaminosas. Se despoja do velho homem, que deseja o pecado, a prostituição, as bebedeiras, os vícios, as orgias, etc. O "velho homem" é o velho querer, as antigas vontades do pecado. Efésios 4:25-31 explica bem essa parte. Se você falava mal do seu próximo, não irá falar mais, pois você estará santificando os seus lábios.“- (extraído do artigo “A sã doutrina – doutrinas x costumes – Pr. Denis de Oliveira – Assembléia de Deus – Ministério Poder de Deus - disponível na Web)


Como bem frisou o Pr. Denis, essa passagem fazia parte do contexto da Lei, onde cada detalhe do cotidiano do povo de Israel era orientado através de ordenanças dadas por Deus através de Moisés.

Com o advento do Messias Jesus Cristo findou-se a Lei como aliança normativa para o povo de Deus, e estabeleceu-se a Graça de Jesus Cristo (não confundir com a “graça CCB”).

Consideremos ainda o comentário apologético do Pr. Ricardo Gondim, da Assembléia de Deus Betesda, registrado em seu livro “É Proibido”:

“Calças compridas à luz de Deuteronômio 22:5

Há igrejas que proíbem, terminantemente, às mulheres o uso de calças compridas. Utilizam, como argumento para validarem essa proibição, o texto de Deuteronômio 22:5. Leiamo-lo:

A mulher não usará roupa de homem, nem homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais cousas é abominável ao Senhor teu Deus.

É extremamente difícil estabelecer, primeiramente, quais eram as diferenças entre as vestes masculinas e femininas nos dias de Moisés. As palavras hebraicas originais usadas para denotar casaco, capa, cinto, são empregadas indistintamente tanto para designar vestes masculinas como femininas. Diferenciava-se o gênero de uma vestimenta com parâmetros diferentes dos nossos. Muitas vezes as roupas de um homem e de uma mulher eram exatamente iguais. Distinguia-se uma da outra, unicamente, pela finura do tecido usado para confeccionar as roupas das mulheres.

Daí partimos para o nosso primeiro argumento: O que uma sociedade estabelece como indumentária masculina e feminina não vale necessariamente para outra região geográfica. As roupas das mulheres da Palestina podem não transparecer feminilidade noutro país; em nossa cultura, por exemplo, iriam ser consideradas muito pouco femininas. Um homem que usasse, aqui no Brasil, aquilo que os beduínos consideram ser roupa masculina, certamente seria alvo de risos e provocações. Por outro lado, alguém vestido de bombachas gaúchas nas ruas de Nazaré, também seria o centro de todos os olhares da cidade.

Não compete ao Espírito Santo designar quais roupas são masculinas ou femininas; isso é convenção cultural, portanto humana. O índio do Amazonas ostenta sua masculinidade com um certo tipo de cor pintado nas maçãs do rosto. Na Escócia, saias de lã, traspassadas e seguras por um grande alfinete são traje de guerreiro.

Em segundo lugar, deve-se observar que as roupas e tradições também variam de geração para geração. Aquilo que se determinava como roupa masculina duzentos ou trezentos anos atrás, pode ser hoje um traje muito afeminado, como é o caso das calças justas usadas por navegadores, ou dos brincos que os piratas (os quais eram tudo, menos afeminados) ostentavam nas orelhas.

O que era considerado vestimenta masculina algum tempo atrás é permitido hodiernamente às mulheres, sem que com isso elas estejam masculinizando-se. O caso mais típico dessa argumentação vem das calças compridas.

É verdade que as calças compridas eram roupas de homem ainda no começo deste século (esse livro foi lançado em 1998, portanto refere-se ao início do século XX – Nota da Reforma CCB). Como as mulheres passaram a trabalhar fora de casa e necessitavam de roupas fortes que protegessem suas pernas do frio e dos acidentes de trabalho, o uso acabou sendo inevitável. Inicialmente, causava inquietação e gerava muita tensão; porém, como o costume não advinha de uma tentativa de masculinização, mas sim da carência de proteção, logo pôde contar com o consentimento da sociedade. Veja que uma necessidade social e não moral provocou essa mudança no comportamento das pessoas. Hoje as calças compridas já nem são mais roupas masculinas, e sim neutras em seu gênero ou epicenas, isto é, podem ser usadas tanto por homens como por mulheres.

Há outras vestimentas que também são neutras e não trazem qualquer inquietação, como por exemplo: as sandálias, dessas de borracha que usamos entre os dedos; as camisetas de malha, utilizadas tanto por homens quanto por mulheres cotidianamente; certos tipos de casaco, usados para nos protegermos do frio; e até mesmo alguns modelos de armação de óculos de grau. Hoje, o que designa uma calça masculina ou feminina pode ser a cor (no Brasil uma calça de cor rosa é sempre para mulher) ou o zíper (convencionou-se que uma calça com fecho traseiro ou lateral é sempre para mulher).

Sendo assim, quando Deus ordena que a mulher não se vista com roupas de homem, ele não está escolhendo certo tipo de roupa, mas apenas rechaçando o travestismo. O ideal de Deus é que os homens e as mulheres queiram ser homens e as mulheres desejem ser mulheres. A mensagem de Deuteronômio 22:5 trata de princípios, e não de uma lei sobre moda.” – (É Proibido – O que a Bíblia permite e a Igreja proíbe – Editora Mundo Cristão – 1998 - págs. 91, 92 e 93).

À luz desses comentários e da hermenêutica bíblica podemos perceber que todo esse legalismo com roupas que a CCB apregoa é uma grande falta de informação e conhecimento bíblico.

Cultura é uma coisa, doutrina é outra. Cada povo tem a sua cultura, porém a Bíblia possui mandamentos que se podem aplicar em toda e qualquer cultura.

Costume é uma coisa, doutrina é outra. Cada povo tem seus costumes, que variam geograficamente e também através dos anos.

Uma coisa que em épocas passadas eram proibidos pela cultura e costume da época hoje pode ser aceita sem nenhum problema, pois os costumes são transitórios, enquanto que a doutrina bíblica é permanente, pois está na ordem do absoluto e não do relativo.

Pecado é pecado em qualquer cultura e em qualquer época:

- Matar é pecado em qualquer país e em qualquer época.

- Adulterar é pecado em qualquer país e em qualquer época.

Portanto, irmandade, vamos crescer na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pedro 3:18), e deixar de lado esse legalismo e a guarda de referidos costumes, que são doutrina de homens, ao invés de Doutrina de Deus.

MINISTÉRIO DA REFORMA DA CCB

Batalhando pela fé cristã genuinamente bíblica

Site da Reforma

reformaccb
Admin

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/07/2008
Idade : 53

http://sitedareforma.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos